Abril 14, 2002: Editorial CubDest

Valladares, Cuba, Venezuela e a sobrevivência ante o caos

A causa da liberdade no continente, conculcada durante décadas em Cuba e hoje ameaçada especialmente na Venezuela, exige que os homens e mulheres de bem tenham a determinação de resistir ao caos, como uma questão de sobrevivência

Acontecimentos de natureza diversa - alguns esperançosos, outros ameaçadores - se vão sucedendo no mundo de maneira vertiginosa.

No âmbito das Américas, o chamado do ex-preso político cubano Armando Valladares em favor dos povos escravizados de Cuba e China, e sua interpelação às chancelarias-Pilatos do continente, conseguiu a adesão entusiasta de milhares de pessoas que se viram interpretadas no mais íntimo dos seus desejos cristãos de justiça, ao mesmo tempo em que sacudia beneficamente as consciências até hoje adormecidas de muitos outros (cfr. Armando Valladares, "Genebra: condenar Cuba e China, uma obrigação de consciência", http://www.cubdest.org/0206/cvalonu.html ).

Esse chamado, difundido com exclusividade pela agência CubDest em 25 de março pp. e reproduzido no dia seguinte pelo Diario Las Américas, de Miami, em sua página editorial, se multiplicou de maneira incalculável pela Internet, penetrando inclusive em Cuba, despertando a fúria do chanceler cubano e de outras entidades oficiais do regime, e iludindo a censura das "patrulhas" ideológicas esquerdistas que funcionam em numerosos países do Ocidente. Debates em torno de Cuba comunista se acenderam em vários países como México, Argentina, Chile, Venezuela e Uruguai. Enfim, milhares de mensagens choveram sobre as chancelarias-Pilatos, interpelando-as por sua indiferença ante os dramas chinês e cubano.

Em sentido contrário, também no âmbito das Américas, o retorno ao poder na Venezuela do comuno-talibânico Chávez, suscita óbvios motivos de apreensão, não só sobre o processo de "cubanização" dessa estratégica nação, mas sobre o futuro político de outras nações do continente, que têm em seu seio forças de esquerda que não se deve desprezar.

O fundo de quadro dos acontecimentos internacionais é, cada vez mais, o caos. A ele já nos referimos em outras oportunidades (cfr. CubDest, "Fórum Social Mundial: as redes nômades e sua estratégia rumo ao caos", http://www.cubdest.org/0206/gfsmred.html ; CubDest, "O caos, estratégia anticristã", http://www.cubdest.org/0112/gsdpc.html ). Um caos no qual os revolucionários podem mover-se como peixes na água. Um caos que tem como resultado freqüente o desalento e a confusão dos bons. Um caos que é estimulado pelos revolucionários, precisamente, para lograr esse efeito devastador.

Como antes, a causa da liberdade no continente, conculcada durante décadas em Cuba e hoje ameaçada especialmente na Venezuela, exige que os homens e mulheres de bem tenham a determinação de resistir com sabedoria ao caos, em primeiro lugar, no interior de suas almas, como uma questão de sobrevivência e de sanidade mental. Assim como os gases tóxicos penetram pelos pulmões e afetam o organismo inteiro, o caos tenta entrar nas almas, com seu efeito paralisante, desanimador e derrotista.

O maior antídoto contra o caos e contra as ciladas que por baixo dos seus beirais as esquerdas preparam no continente, é a convicção e a confiança de que a Divina Providência jamais abandonará os homens de Fé, dispostos a defender contra ventos, marés, tempestades e adversidades, os princípios da civilização cristã, resumidos admiravelmente nos Mandamentos da Lei de Deus.

Para os católicos, a promessa de Nossa Senhora de Fátima, "No fim, meu Imaculado Coração triunfará!", é motivo especial de esperança e de certeza da vitória.

Post Scriptum importante:

Saiba o povo venezuelano, nesta hora particularmente difícil, que conta com a solidariedade dos defensores da causa da liberdade nas Américas e no mundo inteiro, incluindo a agência CubDest, com sua rede de difusores, amigos e simpatizantes em mais de 40 países, nos 5 continentes.

Saiba o povo venezuelano que cada atropelo, cada injustiça dos castro-chavistas, cada intenção de continuar com a "cubanização" da Venezuela, será imediatamente conhecida e denunciada no mundo inteiro.

Ânimo! Não estão sós!

CD020414