Dez. 3, 2002: ConstruNews, Brazil. Febr. 15, 2003: Libertad Digital, Madrid (Foros, Internacional)

Livro de Adolpho Lindenberg apela a princípios morais para dar rumo certo à economia

O arquiteto paulistano analisa os problemas mais delicados da economia global contemporânea fazendo uma firme defesa da economia de mercado, fundamentada na livre iniciativa

SÃO PAULO (CN) - "É uma perigosa ilusão pensar que as reformas econômicas, ainda que tão necessárias, serão capazes de remediar por si só os graves males que afligem a sociedade, pois a crise contemporânea é essencialmente moral" disse o arquiteto e construtor Adolpho Lindenberg no lançamento de seu livro "Os católicos e a economia de mercado - Oposição ou colaboração?" em que faz um apelo ao resgate dos princípios morais e do bom senso como meio de dar um rumo certo à economia e à sociedade.

Lindenberg acrescentou que em seu livro não se limita a tomar uma atitude meramente defensiva e crítica, mas quer dar seu "contributo para despertar entre o público, especialmente na juventude, um desejo ardente de uma ordem de coisas autenticamente cristã, contrária ao legado socialista e aos erros do mundo moderno". O autor lembrou a "importância fundamental que outrora se atribuía aos valores morais, às tradições e às regras de bom relacionamento social, assim como ao bom senso, à ética e à lei natural", e disse que a defesa desses valores não é um mero saudosismo, mas uma questão de sobrevivência.

Ao longo de 19 capítulos, o livro do arquiteto paulistano analisa os aspectos mais delicados da economia global contemporânea numa linguagem acessível, sem ambições acadêmicas e sem a intenção de dar uma solução definitiva aos problemas concretos, mas fazendo uma firme defesa da economia de mercado, fundamentada no direito de propriedade e na livre iniciativa, oposta ao conceito totalitário do Estado.

Adolpho Lindenberg, perguntado sobre a idéia do "pacto social" apresentada pelo presidente eleito, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, após esclarecer que o lançamento de seu livro no Brasil era uma simples coincidência de datas com a referida proposta, disse que nenhum "pacto" poderá chegar ao pleno êxito se deixar de lado os princípios cristãos. "Lula, em encontro com sindicalistas, acaba de dizer que tem bons ouvidos, que está disposto a um debate democrático sadio, que aprendeu que as coisas não ocorrem na marra e que não considera ter a verdade absoluta dentro de si. Neste sentido, espero que meu livro seja uma modesta, mas leal, contribuição para que o Brasil alcance toda a riqueza espiritual, cultural e econômica a que está chamado".

Além da publicação no Brasil, a cargo da Editora LTR e em Portugal pela Editora Civilização, o livro de Adolpho Lindenberg foi ainda editado em inglês e italiano, tendo sido efetuados lançamentos em Washington e Roma.

CN / ConstruNews