Série Temas Patrulhados (6)

Brasil 2004: direito de propriedade, em vias de extinção?

Caso não houver uma reação, em poucos anos a propriedade terá se transformado numa reminiscência histórica, e o velho sonho marxista se realizado na apatia e indiferença da chamada "burguesia", adverte Lindenberg

"Patrulhas", mordaça, anestesia

* Adolpho Lindenberg é autor do livro "Os católicos e a economia de mercado", em que denuncia uma política com viés esquerdista que censura, marginaliza ou encobre com um manto de silêncio, opiniões "politicamente incorretas", não afinadas com as assim denominadas "causas populares" inspiradas na teologia da libertação e nos Fóruns Sociais Mundiais. Assim, os meios de comunicação e a sociedade brasileira estão sendo "patrulhados", amordaçados, anestesiados.

Duas ameaças

* Em seu recente artigo "O direito de propriedade, instituição em vias de extinção?", da Série Temas Patrulhados, Lindenberg afirma que o direito de propriedade, no Brasil, está sendo vítima de duas ameaças implacáveis: o aumento da carga tributária - uma das mais altas do mundo - e os movimentos dos sem-terra e sem-teto, inspirados na teologia da libertação e no modelo cubano de produção de miséria.

"Burguesia": sem reação?

* Citando testemunhas de especialistas, o autor constata que se todos os projetos de majoração de impostos que estão sendo discutidos no Congresso forem aprovados, em poucos anos o direito de propriedade terá se transformado numa reminiscência histórica . O velho sonho marxista teria se realizado assim sem grandes reações por parte da "burguesia", anestesiada.

* No entanto, para as pessoas de bom senso, em geral, e para os católicos, em particular, essa escalada contra a propriedade constitui uma flagrante desobediência da lei divina e da lei natural, sem falar que caracterizará um golpe a mais na já combalida instituição familiar.

Reta ordem socioeconômica

* No artigo "O direito de propriedade, instituição em vias de extinção?" se lembra com abundante argumentação que a propriedade constitui pedra de ângulo da estrutura econômica e um dos princípios fundamentais de uma reta ordem socioeconômica. E não só por razões econômicas, perfeitamente válidas, mas também e principalmente por razões de ordem moral e religiosa.

Outros itens

* Outros itens desenvolvidos no artigo de Lindenberg, que oferecemos gratuitamente, por e-mail, junto com a Introdução do livro "Os católicos e a economia de mercado":

- Família e propriedade

- Propriedade e princípio ontológico

- Propriedade, autonomia, personalidad

- Bolo, fatias e solução

- Economias socializadas versus bom senso

040506CN - ConstruNews

A difusão desta mensagem, com uma finalidade cultural e com o intuito de promover um debate construtivo e respeitoso de idéias, é de exclusiva responsabilidade da ConstruNews. Telefone de contato: (11) 9252 - 7873