Febrero 12, 2004: agencia ConstruNews.

Série Temas Patrulhados (3)

Lindenberg e a "demonização" da livre iniciativa

"Muito embora capitalismo, globalização, neoliberalismo, privatizações, propriedade privada etc. não se identifiquem necessáriamente, eles são vistos pelos herdeiros das idéias marxistas como as quatro bestas do Apocalipse"

Viés

* Adolpho Lindenberg é autor do livro "Os católicos e a economia de mercado", onde denuncia uma política com viés esquerdista que visa censurar, marginalizar ou encobrir com um manto de silêncio, notícias, opiniões e livros "politicamente incorretos", não afinados com as assim denominadas "causas sociais" inspiradas na teologia da libertação e nos Fórums Sociais: os meios de comunicação, e a própria sociedade brasileira, estão sendo "patrulhados".

"As quatro bestas do Apocalipse"?

* Em artigo "Capitalismo, globalização, neoliberalismo, privatizações", da Série Temas Patrulhados, Lindenberg constata que muito embora capitalismo, globalização, neoliberalismo, privatizações, propriedade privada etc. não se identifiquem necessáriamente, têm, no entanto, um denominador comum: são vistos pelos progressistas e pelos herdeiros das idéias marxistas como "as quatro bestas do Apocalipse".

Com efeito, essas pessoas, sem terem condições de apregoar as benesses do socialismo - por causa dos contrastes gritantes das economias livres versus economias estatizadas, e do fracasso estrondoso destas ultimas - denunciam de maneira generalizada as políticas de austeridade, as multinacionais e as privatizações dos serviços públicos, como sendo as responsáveis pelo crescimento dos bolsões de miséria, estagnação econômica e concentração da renda.

Bom senso

* Em seu artigo "Capitalismo, globalização, neoliberalismo, privatizações", Lindenberg usa o bom senso e uma linguagem acessível para recolocar as idéias em sua justa ordem. Seguem alguns temas abordados no artigo, que o leitor receberá gratuitamente por e-mail, na íntegra.

- Os ideais da livre empresa e da economia de mercado, e o direito de propriedade segundo os ensinamentos tradicionais da Igreja.

- A ordem socioeconômica cristã personalizada e orgânica, isto é, uma ordem na qual a preeminência deve ser dada às famílias e às sociedades intermediárias, e não ao Estado.

- As campanhas de descrédito contra a propriedade privada.

- A verdade sobre o chamado "capitalismo selvagem".

. Em que consiste o capitalismo popular ou democrático.

. A viga mestre do progresso econômico cristão.

. O contraste entre os padrões de vida e de assistência social dos países livres, e dos países com economias estatizantes.

 A difusão deste artigo, com a finalidade estritamente cívica e cultural de promover um debate respeitoso de idéias, é de exclusiva responsabilidade da ConstruNews.