Declaraçöes de Fidel Castro causam

mal-estar no Brasil

Elogio do ditador cubano ao ministro brasileiro de Política Fundiária, por promover a reforma agrária, mostra que o Brasil deve fazer o contrário: abandonar o quanto antes essa desastrosa política, afirma TFP brasileira

BRASILIA, Maio 24 (CubDest) - "O elogio que o ministro de Política Fundiária, Raúl Jungmann, acaba de ganhar de Fidel Castro, por ter promovido a reforma agrária durante o 4o. Fórum Ibero-Americano da Agricultura, efetuado em Havana, é mais uma prova de que o Brasil deve fazer o contrário. Ou seja, abandonar o quanto antes uma política que tem levado a miséria aos países que a aplicaram, em particular, aos trabalhadores rurais aos quais pretendeu beneficiar. Cuba comunista jamais foi, e jamais será, um modelo para o Brasil cristäo", afirmou Plinio Xavier da Silveira, diretor do Informativo Rural, uma publicaçäo especializada em temas agrários, da TFP brasileira.

Xavier da Silveira acrescentou que "nos quatro anos iniciais do governo Fernando Henrique Cardoso foram gastos na reforma agrária brasileira 7 bilhões de dólares do bolso dos contribuintes, sem retorno e sem resultado positivo, só colhendo fracasso social e econômico".

A versäo das palavras de Fidel Castro ao ministro Jungmann foi dada pelo próprio alto funcionário brasileiro ao matutino O Estado de S. Paulo. O elogio foi feito no final do Fórum Ibero-Americano da Agricultura, que coincidiu com o 40o. aniversário da reforma agrária em Cuba.

Ao mesmo tempo, foi divulgado en Havana um informe da Fundaçäo Lawton de Direitos Humanos, uma entidade considerada ilegal pelas autoridades comunistas, a qual denuncia que a "situaçäo de fome" do povo cubano é por causa da "ineficácia do regime comunista", que "possui 80% das terras, mantendo grande parte destas improdutivas".

CD990524

Para ler a íntegra do documento da Fundaçäo Lawton, clique em http://www.cubdest.org/