¡Escreva aos Excelentíssimos dirigentes do Celam!

Minha família concorda enfáticamente com o respeitoso apelo do ex preso político cubano Armando Valladares: Durante a próxima reuniäo de Havana, "¡quebrem o embargo interno contra o povo cubano!"

(Nome completo dos membros da família, Cidade, Estado, País)

 ¡Clique neste link e abirse-á uma janela de mensagens!

mailto:oscar@globalnet.hn,celam@celam.org,cnbb@cnbb.org.br,cocc@brigadoon.com,general@celam.org,adjunto@celam.org,infoweb@earthling.net,pcal@latinamer.va

 

"Excelências, ¡quebrem o embargo interno

contra o povo cubano!"

 

A poucos dias do inicio da Reunião Inter-Americana de Bispos, que se efetuará em Havana, o poeta e ex preso político cubano Armando Valladares faz um público chamado aos participantes deste evento para que denunciem o "embargo interno" comunista que asfixia ao povo cubano. Valladares assinala também, de um modo sempre respeitoso e franco, as responsabilidades de eclesiásticos das Américas, por ação ou omissão, no prolongamento de um drama que se vem estendendo por quatro longas décadas

 

MIAMI (CubDest, Fev. 3) - "Transcorrido um ano da viagem de S.S. João Paulo II, Cuba continua sitiada e asfixiada pelo terrível embargo interno imposto a sangue e fogo pelo comunismo", afirma o poeta Armando Valladares, ex preso político cubano e ex embaixador norte-americano ante a Comissão de Direitos Humanos da ONU, em carta aberta ao Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), monsenhor Oscar Rodriguez Maradiaga e aos participantes da Reunião Inter-Americana de Bispos que se efetuará em Havana, de 14 a 16 de fevereiro.

Na carta, publicada no Diario Las Américas, Valladares -uma das figuras de maior projeção internacional do exílio cubano- acrescenta que esse embargo interno se efetua "através da repressão policial e ideológica e de uma Constituição que, em seu ignominioso art. 62, só concede arremedos de 'liberdade', inclusive religiosa, a quem aceite um 'modus vivendi' -mais precisamente um 'modus moriendi'- com o comunismo".

Armando Valladares, que passou 22 anos nas prisões cubanas, cita na sua carta exemplos da responsabilidade histórica que coube a muitos eclesiásticos do continente por ter apoiado, direta ou indiretamente, ao regime comunista, ou por ter feito silencio em torno do drama do povo cubano: "Dificilmente teria sido possível o prolongamento, durante tantas décadas, da ditadura comunista em Cuba se não fosse ora pelo silencio, ora pela contemporização e até a complacência, de tantas figuras eclesiásticas das Américas; atitudes que, em linhas gerais, tem continuado desde o começo da revolução cubana até hoje".

"Enquanto o rebanho era dizimado, acrescenta Valladares, no continente americano -e não só em Cuba- Pastores de quem se tinha o direito de esperar que falassem e denunciassem esse genocídio espiritual e físico, ou faziam silencio ou teciam incríveis louvores ao suposto 'paraíso' cubano".

Diante dessa responsabilidade histórica, o ex preso político cubano afirma: "Uma categórica palavra de condenação ao implacável embargo interno contra o povo cubano -da parte dos ilustres participantes da 27ª Reunião Inter-Americana de Bispos- seria uma forma de reparar o grave dano espiritual e moral ao povo cubano -por palavras, ações ou omissöes- de tantos eclesiásticos da ilha e das Américas; mas sobretudo poderá ser, sem dúvida, um passo decisivo para a libertação de nosso povo. (...) Pelo contrario, o prolongamento do silêncio acerca do embargo interno comunista contra o povo cubano, significará a continuação da agonia de nossos irmãos da ilha. É de se temer que qualquer palavra ou gesto de condescendência dos ilustres participantes da magna Reunião Inter-Americana de Bispos em relação ao tirano e ao seu nefasto regime, contribua para fazer passar, rumo ao 3o. Milênio, os vírus do comunismo cubano".

Valladares conclui com emotivo apelo aos altos Prelados: "De vossos lábios e de vossa pena depende que, nas portas do novo milênio, Cuba passe a formar parte de uma 'América, terra de Cristo e de Maria', segundo expressão de S.S. João Paulo II na sua recente visita ao México; ou continue sendo a terra de Marx, de Lenin e de 'teólogos da libertação' que, na ilha cárcere, se metamorfoseiam em 'teólogos da colaboração'".

CD990203

 

Para ler o texto completo da carta de Armando Valladares ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Mons. Oscar Rodriguez Maradiaga e aos demais Prelados que assistirão à Reunião Inter-Americana de Bispos, na Havana, clique em http://www.cubdest.org/

 

Ou solicite o texto completo mailto:cdinfo@altavista.com