Debate quente na UNB: Indigenismo e fragmentação do Brasil

Lucas Rodrigues dos Santos, estudante de Jornalismo, Unb/Brasília

Nooossa! O debate na Universidade Nacional de Brasília (Unb) sobre o novo livro do jornalista Nelson Barretto, a respeito do indigenismo e da fragmentação do Brasil, foi quente, muuito quente até, como poucas vezes vi uma coisa assim aqui em Brasília! Em certo momento, todo mundo começou a falar ao mesmo tempo!

Isso de um lado me deixou preocupado e pensativo, mas, de outro lado, me deixou esperançado. Vejamos...

O Barreto afirma em seu livro-reportagem que o indigenismo é um meio para levar o Brasil à fragmentação social e política, gradualmente e quase inadvertidamente; argumenta que as áreas indígenas já somam 13% do território nacional; acrescenta que os antropólogos do FUNAI (da velha esquerda católica, do PCdoB etc.) acabam de demarcar no Mato Grosso do Sul mais 12 milhões de hectares de terras férteis e produtivas; e arremata com mais uma tirada do estilo dele: os 250.000 indígenas do país estão virando os maiores latifundiários!

O pessoal da esquerda da Unb ficou furioso, mas o Barretto respondeu muito calmamente que contra fatos, não há argumentos.

Em meio do debate, eu disse pra ele: "Barretto, eu não sei se vc é inteiramente um santo de minha devoção, mas gostei dessa polêmica toda. É melhor isso do que essa pasmaceira e anestesia danada, pela qual acontecem as coisas mais graves e o pessoal nem se mexe".

Os dados do livro do Barretto me deixaram preocupado. Mas a animação do debate me deixou esperançado!

Por isso, prometi a ele divulgar o que vi e ouvi, sem compromisso pra ele e, sobre tudo, sem compromisso pra mim. OK?

Eu acho que o Barreto é dessas pessoas que já nasce, geneticamente, "politicamente incorreto" 1.000%. Já a tese de graduação do Barretto na Unb foi sobre os mitos da reforma agrária no Brasil, que ele descascou com um jeito de tirar o chapéu, ainda que a gente possa não concordar inteiramente com ele.

Até a banca examinadora, partidária da reforma agrária, ficou sem jeito e deu pra ele nota 10. Depois publicou um livro com a tese de graduação, que foi best-seller no Brasil. Eu ainda não entendo como ele continua a trabalhar como jornalista, pois há muito esquerdista furioso por aí, nas redações, que não lhe perdoa a ousadia.

Mas o Barretto não escarmentou. Logo depois publicou um outro livro sobre os mitos dos quilombolas, e, agora, arranjou um sócio, o jornalista mineiro Paulo Chaves, e acaba de lançar o livro-reportagem sobre os mitos do indigenismo no Brasil.

Eu já adverti pra ele: desse jeito, Barretto, não tem emprego que resista. Mas ele não liga pra isso.

E ainda, junto com esta reportagem sobre os mitos do indigenismo, ele incluiu o artigo do jornalista e professor Plinio Corrêa de Oliveira, "Tribalísmo indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI".

Se o Barreto é 1.000% "politicamente incorreto", o Dr. Plinio é 10.000% "politicamente incorretíssimo", pelo menos, e passou a vida inteira polemizando com a "esquerda católica", na sua coluna da Folha de São Paulo. Além disso, Dr. Plinio é o criador do "jornalismo debatedor", com estilos de redação que jeitosamente tiram os leitores da apatia e estimulam o engajamento.

a)

Para receber mais infos gratuitas sobre o livro do Barretto "Tribalismo indígena: ofensiva radical para levar à fragmentação social e política da nação", envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva no Assunto: Mais Info. Para receber mais infos gratuitas sobre os três livros do Barretto (reforma agrária, quilombolas e indigenismo) envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva no Assunto: Mais Info gratuita 03 Livros.

b)

Para receber gratuitamente, por e-mail (formato PDF), o livro de Dr. Plinio sobre o indigenismo, envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva: Livro de Dr. Plinio.

c)

Para receber pelo Correio o mais recente livro do Barretto sobre o indigenismo, envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva: Livro pelo Correio.

d)

Para enviar sua opinião ou perguntas para o Barretto, envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva no Assunto: Minha opinião ou Minha pergunta.

e)

Para receber o link do site do Dr. Plinio, com milhares de artigos, dezenas de livros, e vídeos com reportagens, envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva: Site de Dr. Plinio.

Ou escreva no buscador Google: Plinio Corrêa de Oliveira.

f)

Para me enviar uma mensagem, envie e-mail a jornalismoinvestigativo @ yahoo.com.br e escreva: Minha mensagem, Lucas.

Bom, colega Barretto, cumpri com minha promessa! E, quase sem querê-lo agora virei vidraça, eu também "politicamente incorreto"! E agora, Lucas? Bom, vou ver como é que me viro, as coisas vão ser bem mais movimentadas aqui em Brasília! Tou até pensando em fazer um blogue "Os Barrettos da vida"...

Grande abç.,

Lucas Rodrigues dos Santos, estudante de Jornalismo, paulista de Sorocaba / Unb Brasília