Sept. 1o., 2002: Diario Las Américas, Miami (FL)

Advertem sobre aliança Castro-Chávez-Lula

No caso de uma vitória eleitoral, no Brasil, do candidato esquerdista Lula da Silva, poderia produzir-se um "efeito dominó" na região

WASHINGTON (DC), Set. 1º, 2002 (DI) - "Os efeitos políticos de uma eventual vitória do esquerdista Partido dos Trabalhadores, no Brasil, nas eleições de outubro próximo, poderão ser ainda piores que os efeitos econômicos, pois ficaria constituído um eixo Castro-Chávez-Lula, capaz de impelir para a esquerda outros países sul-americanos e de estabelecer uma perigosa aliança estratégica com a China comunista, assim como com o Irã e o Iraque, dois países terroristas", advertiu o Dr. Constantine Menges, investigador do Hudson Institute, professor da George Washington University e ex-assessor de Segurança Nacional da presidência dos Estados Unidos.

Menges, que acaba de lançar seu estudo "A Strategic Warning: Brasil", destacou a importância crescente do gigante sul-americano e elogiou a capacidade e inteligência de sua população, assim como seu enorme potencial de recursos naturais. Porém, ao mesmo tempo, disse que uma vitória de Lula da Silva poderia provocar um "efeito dominó" em países como Colômbia, Bolívia, Equador e inclusive Argentina, consolidando no curso de 2003 um gigantesco bloqueio sul-americano de esquerdas. O especialista do Hudson Institute não descartou que, nessa perspectiva, a região possa ser usada como plataforma de agressão contra os Estados Unidos, por movimentos terroristas islâmicos.

O Dr. Menges acrescentou que atualmente Lula está tentando apresentar uma imagem moderada, porém que isso é um mero jogo eleitoral. Nesse sentido, citou palavras do próprio candidato das esquerdas, reconhecendo que, embora tenha adaptado algumas estratégias, os objetivos revolucionários continuam sendo os mesmos. Menges recordou finalmente que em 1990, pouco depois da desintegração do império soviético, Fidel Castro e Lula da Silva fundaram o Foro de São Paulo com o objetivo de reagrupar todas as forças comunistas, pró-comunistas e terroristas do continente.

A última reunião do Foro de São Paulo celebrou-se em Havana, em dezembro de 2001, com a presença de Lula da Silva. Em 4 de fevereiro de 2002, em um gigantesco auditório da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre - no estado do Rio Grande do Sul, limítrofe com Argentina e Uruguai - centenas de delegados do Fórum Social Mundial e do Foro de São Paulo acordaram estreitar vínculos estratégicos, anunciando uma reunião de Chefes de Estado no marco do próximo 3º Fórum Social Mundial, a realizar-se em Porto Alegre, em janeiro de 2003. A essa reunião poderiam assistir Chávez, Castro e Lula, como eventual presidente eleito do Brasil.

DI020901 Destaque Internacional

TELEFONES PARA CONTATO:

Dr. Constantine Menges, Hudson Institute, Washington (DC): (1-202) 974-2410 e (1-202) 223-7770

Tradução: Graça Salgueiro