Oct. 27, 2001: Diario Las Américas, Miami

Brasilia: "caso Anabel" é levado à Câmara dos Deputados

Deputado Severino Cavalcanti fez denúncia no plenário sobre o drama de Anabel Soneira Antigua, a moça cubana retida em Cuba contra a vontade de seus pais, que moram em Pernambuco

BRASILIA, Sexta-feira, oct. 26, 2001 (DI / Destaque Internacional) - O primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PPB-PE), em discurso da tribuna da Câmara, denunciou hoje o caso da moça cubana Anabel Soneira Antigua, de 14 anos, retida em Cuba contra a vontade de seus pais, o médico gastroenterologista Miguel Soneira, e Letícia Antigua, residentes na cidade de Catende, a duas horas de Recife, capital do Estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

"Trago a público este caso lamentável de violação do direito de ir e vir, dos direitos de uma menor de idade, dos direitos da família e dos direitos humanos, que tem como principal responsável o governo de Cuba", afirmou Cavalcanti, que acrescentou: "Este é um drama familiar que merece toda a atenção dos governos do Brasil e de Cuba, pois o pátrio poder é um direito sagrado a todos os pais e mães de família, e este direito precisa ser respeitado por todos os países do mundo". O deputado pernambucano lembrou que foi esse o mesmo princípio invocado pelas autoridades cubanas para exigir o retorno do menino Elián a Cuba, há pouco mais de um ano.

Após solicitar a "urgente e imediata liberação de Anabel", para pôr fim a este "caso de injustiça", o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados advertiu: "Isto só desgasta o governo cubano a cada dia que passa, a cada hora que transcorre e a cada minuto que o relógio registra".

Cavalcanti recebeu dos pais de Anabel um comovente pedido para que intercedesse junto às autoridades com vistas a obter a urgente vinda da moça ao Brasil. "Somos os legítimos pais dela e nossos direitos e os direitos de nossa filha estão sendo ignorados pelas autoridades cubanas, que desde 1998 dão intermináveis e angustiantes delongas aos trâmites", explica o casal Soneira. Miguel e Letícia acrescentam que devido às tensões, Anabel teve recente crise depressiva grave, pelo qual especialistas do Hospital Santos Suárez, em Havana, reconhecem que sua vida corre risco e recomendam "facilitar a união com a figura materna para obter a recuperação emocional da menor". "Mas nem isso conseguiu comover as autoridades de Cuba", acrescenta Letícia.

A partir do dia 22 de outubro pp. o "caso Anabel" passou a ter repercussão em meios de comunicação nacional e internacional, e transcendeu que poderá ser apresentado na III Conferencia Ibero-americana de Ministros e Altos Responsáveis da Infância e da Juventude, que se efetuará em Lima, Peru, nos dias 29 y 30 de outubro, preparatória da próxima Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado e de governo.

A assessoria de imprensa da embaixada cubana em Brasília, consultada pelo Jornal do Commércio, de Recife, Estado de Pernambuco, tentou minimizar o fato chegando a dizer que "não sabe do caso de Anabel, mas que irá se informar". O deputado Severino Cavalcanti, em nota distribuída à imprensa, anunciou que se fará presente na embaixada cubana na próxima 3a. feira, para se reunir com o embaixador de Cuba no Brasil, Jorge Lezcano Pérez, e tentar uma solução para que Anabel possa vir o quanto antes ao Brasil.

DI011026 -

DI / Destaque Internacional (em colaboração com DSF / Direitos Sem Fronteiras)

Tel.-fax do gabinete do Deputado Cavalcanti: (61) 318-8038 (61) 226-9757

Tel. do Dr. Miguel Soneira: (81) 99865790 (de 9 hs. a 23 hs.)

Para receber por e-mail a íntegra da carta do Dr. Miguel Soneira e Sra., narrando o caso da sua filha Anabel, e foto desta, clique em mailto:Dr_Soneira@yahoo.com?Subject=Relatorio-Foto