Nov. 2, 2001: Diario Las Américas, Miami

Havana anuncia liberação de Anabel, após crescentes demandas do Brasil

O deputado pernambucano Severino Cavalcanti levou ao Itamaraty documentação dos pais da jovem, provando que estavam concluidos todos os tramites consulares e só restava uma decisão cubana

HAVANA e BRASILIA, Nov. 1o., 2001 (DI / Destaque Internacional) - No final da tarde de ontem, após um dia de intensas negociações entre as chancelarias brasileira e cubana, Havana anunciou que a jovem Anabel Soneira Antigua, de 14 anos, tinha sido liberada para viajar ao Brasil para se reunir com sua família, o casal cubano integrado pelo Dr. Miguel Soneira e sua esposa Leticia, e uma filhinha brasileira, Nicole, residentes no estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Na 4a. feira de manhã, o deputado pernambucano Severino Cavalcanti, primeiro secretario da Câmara dos Deputados, tinha levado ao Itamaraty documentação provatória de que todos os tramites consulares estavam concluidos desde há tempo pelos pais da jovem Anabel, e que só restava uma decisão cubana. Após apresentar esses antecedentes ao ministro interino das Relações Exteriores, este acionou imediatamente o embaixador brasileiro em Havana quem reiterou a preocupação do Itamaraty sobre o caso ao chanceler cubano, Felipe Pérez Roque. Foi o embaixador brasileiro, no final da tarde, o encarregado de confirmar à chancelaria brasileira a decisão cubana de liberar a Anabel.

No Itamaraty, onde permaneceu aguardando o desfecho das negociações, o deputado Cavalcanti expressou aos jornalistas seu contentamento com o resultado obtido: "Foi um presente que Deus me deu hoje, nunca tive tanta emoção no meu trabalho parlamentar de 40 anos como neste episódio, é uma vitória da instituição familiar".

O "caso Anabel" se tornou público no dia 22 de outubro, quando o casal Soneira decidiu solicitar ajuda às autoridades e aos meios de comunicação, após 3 anos de intermináveis e angustiantes delongas de Havana, e ante uma grave crise depressiva da filha que, segundo especialistas, coloca em risco sua própria vida.

Imediatamente, meios de comunicação nacionais e internacionais começaram a publicar matérias sobre o assunto. No dia 26, o primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, fez em Brasília um veemente apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao chanceler Celso Lafer para obter a "urgente e imediata libertação de Anabel". No dia 29 o deputado pernambucano Luciano Caldas Bivar apresentou o drama de Anabel em mensagem aos participantes da III Conferência Ibero-americana de Ministros e Altos Responsáveis da Infância e da Juventude. E no mesmo dia, em Washington, o jurista cubano no exílio, Dr. Claudio Benedí Beruff, entregava os antecedentes do caso na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Na noite de 30, o Jornal Nacional da Globo transmitiu entrevista ao casal Soneira e ontem, dia 31, o Correio Braziliense publicava matéria de capa sobre o "caso Anabel". Ao longo de todo o país, as manifestações de adesão à familia Soneira se multiplicaram.

Havana, diante das demandas brasileiras e internacionais, anunciou a liberação de Anabel, cuja chegada ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, está prevista para o próximo sábado, em vôo de Cubana de Aviação. No domingo, ela viajará junto com seus pais a Pernambuco.

DI011031

Destaque Internacional (DI), com a colaboração de Direitos Sem Fronteiras (DSF)

Referências:

S.O.S. Urgente! Nossa filha cubana Anabel está retida em Cuba contra nossa vontade e corre sério risco de vida!, Dr. Miguel Soneira e Sra., Out. 22, 2001

Pernambuco: casal cubano pede auxilio para trazer filha retida em Cuba, Out. 23, 2001

Brasilia: "caso Anabel" é levado à Câmara dos Deputados, Out. 26, 2001

Lima: "caso Anabel" é denunciado em Conferência Ibero-americana de Ministros, Out. 29, 2001

IMPORTANTE

Para receber por e-mail a íntegra da carta do Dr. Miguel Soneira e Sra., narrando o caso da sua filha Anabel, e foto desta, clique em mailto:Dr_Soneira@yahoo.com?Subject=Relatorio-Foto