Nov. 5, 2001: El Nuevo Herald Digital, Foros, Cuba

Chegou ao Brasil Anabel, a jovem cubana que esteve retida em Cuba contra a vontade de seus pais

"Que Deus recompense com o cêntuplo este querido Brasil, grande pelo seu tamanho, e mais grande ainda pelo seu bondoso coração", disseram, comovidos, os pais de Anabel

SÃO PAULO, Nov. 4, 2001 (DI / Destaque Internacional) - Às 21 hs. de sábado, em vôo procedente de Havana, chegou ao Brasil a jovem Anabel Soneira Antigua, de 14 anos, que esteve retida durante 3 anos em Cuba contra a vontade de seus pais cubanos, o médico Miguel Soneira e sua esposa Leticia Antigua, residentes na cidade de Catende, estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Os mais importantes meios de comunicação brasileiros, jornais, TVs e rádios, se fizeram presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, atendendo ao interesse e compaixão que o "caso Anabel" despertou no Brasil inteiro desde o dia 22 de outubro pp., em que os pais da jovem decidiram tornar público seu drama familiar.

O reencontro de Anabel com seus pais e com sua irmãzinha brasileira, Nicole, de 2 anos, foi particularmente emocionante. Dr. Miguel e Leticia agradeceram ao povo brasileiro; aos meios de comunicação, "com sua inestimável colaboração"; às autoridades, de maneira especial ao deputado pernambucano Severino Cavalcanti, "que tem sido um anjo da guarda para nós", e também ao Itamaraty.

Miguel e Letícia, após lembrar os "três anos transcorridos de arbitrariedades, delongas e cruéis humilhações das autoridades cubanas" que retiveram a sua filha Anabel, fizeram menção "à aflição de tantas famílias cubanas que, espalhadas pelo Brasil e por outros países, continuam dilaceradas por problemas similares aos nossos". E concluiram: "Que Deus e Nossa Senhora Aparecida recompensem com o cêntuplo a todos os que nos ajudaram, protejam as famílias brasileiras e abençoem este querido Brasil, grande pelo tamanho, e mais grande ainda pelo seu bondoso coração, pátria de nossa filhinha Nicole, e nossa segunda pátria".

Às 9. 30 horas de domingo, a família Soneira, acompanhada do deputado Cavalcanti, partiu a Recife, onde foram recebidos por autoridades locais e pelo povo. E daí partiram para Catende, onde Dr. Miguel exerce sua profissão de médico e é muito querido pela população, tendo sido distinguido recentemente com o título de "cidadão honorário".

Em maio se tornou público no Brasil um caso similar, o da menina cubana Sandra Becerra Jova, de 11 anos, também retida em Cuba contra o desejo de seus pais, os engenheiros cubanos Vicente Becerra e Zaida Jova, residentes em Campinas. Também nessa ocasião, o interesse da opinião pública brasileira, a pressão dos meios de comunicação nacionais e internacionais e as gestões do Itamaraty fizeram com que Havana permitisse que Sandra finalmente pudesse vir ao Brasil.

DI011104

Para enviar mensagem à Anabel e à família Soneira, clique em

mailto:Dr_Soneira@yahoo.com?Subject=MensagemAnabel

Para receber por e-mail a íntegra das palavras de agradecimento do Dr. Miguel Soneira e Sra. no aeroporto de Guarulhos, clique em

mailto:monitor@groupmail.com?Subject=Relatorio-Foto

Para receber gratuitamente um link com fotos da chegada de Anabel ao aeroporto de Guarulhos, clique em

mailto:monitor@groupmail.com?Subject=LinkFotos-Br