Nov. 15, 2000: Diario Las Américas, Miami

Pedem a Congresso Mundial pela Democracia uma atitude categórica

diante do problema comunista

A mensagem conta com a adesão da opositora cubana e leiga católica Maritza Lugo Fernández, à qual o regime de Havana proibiu de assistir ao Congresso, que foi inaugurado hoje em São Paulo com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso

SÃO PAULO, Nov. 12, 2000 (CubDest) - A Comissão de Estudos pela Liberdade de Cuba, em pública mensagem aos 500 participantes da 2a. Assembléia Global do World Movement for Democracy (WMD) chegados de 80 países, e reunidos no Memorial da América Latina, faz um apelo para que adotem "atitudes firmes" em defesa "dos direitos de 1 bilhão e 300 milhões de seres humanos que hoje gemem opressos nos países comunistas".

"No 3o. Milênio da era cristã que começa, o totalitarismo comunista continua sendo um flagelo da humanidade e uma ameaça à paz mundial", afirma a mensagem, acrescentando que o comunismo, "cuja doutrina é diametralmente contrária aos Mandamentos da Lei de Deus e pela sua crueldade foi justamente qualificado como um ‘satânico flagelo’, ‘intrinsecamente perverso’ (Pio XI, Encíclica "Divini Redemptoris"), assassinou 100 milhões de vitimas no século XX e escraviza hoje a um bilhão e 300 milhões de pessoas na China, Cuba, Vietnam, Coréia do Norte e Laos; dessangra a Colômbia através de cruéis narco-guerrilhas inspiradas em Havana; alenta movimentos revolucionários no Brasil, Equador, Venezuela, Panama etc; e se rearticula na Russia, assim como em vários países do Leste Europeu".

O documento conta com a adesão da opositora cubana e leiga católica Maritza Lugo Fernández, de 37 anos, convidada pelo World Movement for Democracy (WMD) para assistir a esta Assembléia mas que foi impedida de vir pelo regime de Havana. "Apoio esta petição a 100% enquanto opositora, católica e mulher cubana", afirmou a Sra. Lugo por via telefônica, manifestando estar consciente dos riscos que corre por adotar essa atitude. A opositora cubana foi encarcerada arbitrariamente em mais de 10 ocasiões, junto a presas comuns e dementes de alta periculosidade, tendo sido nomeada "prisioneira de consciência" pela Anistia Internacional. Outro convidado cubano à Assembléia do WMD, Marcos Lázaro Torres, foi detido no dia 1o. de novembro pela policia política do regime castrista.

À sessão inaugural da Assembléia do WMD compareceu o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Em Miami, Sergio F. de Paz e o Dr. Enrique J. Cantón, coordenadores da Comissão de Estudos pela Liberdade de Cuba, explicaram que "diante deste dramático panorama que como uma AIDS espiritual ameaça contaminar o 3o. Milênio, se apresenta um dilema inevitável aos ilustres participantes da 2a. Assembléia Global do World Movement for Democracy, que se reúnem precisamente sob o lema ‘Enfrentando os Desafios à Democracia no século 21’: ou tomar uma atitude categórica denunciando o maior desafio à liberdade constituído por esses regimes comunistas, que negam tão frontalmente a Declaração de Princípios do Movimento Mundial pela Democracia; ou optar por ignorar esta enorme tragédia, imitando a cômoda, mas indiscutivelmente conivente, atitude de Poncio Pilatos".

Contato: Sergio F. de Paz, Por la Libertad de Cuba. E-mail: infonet@adexec.com

Tel. (305) 7406436 Miami FL

Para voltar à página principal, clique em http://www.cubdest.org/